-
Arquitetura: MACh Arquitetos
- Área: 40 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gabriel Castro / Reverbo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas palavras dos proprietários, o Empório Nanak nasce de um desejo de apoiar um estilo de vida assentado no tripé: feliz, saudável e sagrado.A inspiração do nome vem do Guru Nanak Dev, referência entre os praticantes do sikhismo. O empório oferece uma variedade de produtos para casa e alimentos orgânicos, veganos e sem glúten em torno de um pequeno espaço de chai-café.
Exposição e Ocultamento
O projeto adota uma estratégia que combina exposição e ocultamento dos produtos. Uma grelha fixa e oblíqua em relação às duas paredes laterais permite a visão plena dos produtos para quem chega ao empório, e seu ocultamento na perspectiva de dentro para fora. Este recurso garante certa tranqüilidade e silêncio ao espaço, tornando-o mais agradável para aqueles que queiram tomar um chá na mesa central, sem perder o clima plural típico dos empórios.
Unidade e Diversidade
A solução expositiva proposta adota recurso similar ao de um grid imaginário utilizado no design gráfico para a organização dos cheios e vazios de uma página. É estrutura que permite flexibilidade de uso e adaptabilidade, através do acréscimo de suportes horizontais, subdividindo os módulos. Trata-se de uma solução que dá unidade aos produtos, tão diversos em dimensões, formas e cores.
Referência Simbólica
Os padrões utilizados nas perfurações dos expositores foram extraídos do logotipo do Empório Nanak, por sua vez referenciado na iconografia presente no Golden Temple de Amritsar, um santuário do Sikhismo, que é a religião dos proprietários do empório.
Materiais e Cores
São priorizadas as matérias cruas: piso de concreto, nata de cimento no teto e painéis de madeira nos expositores, portas e revestimentos das paredes. A madeira de tonalidade amarelada e com lixa fina, assume um brilho dourado, e atua como pano de fundo comum a todos os produtos.
Iluminação
Um sistema simples de fitas de LED de coloração amarelada dá destaque ao plano das paredes, revestido de madeira, contribuindo para a visualização dos produtos. A iluminação geral é feita por uma instalação de tubos metálicos com pontos de luz incandescentes, com intensidade controlada.
Organização espacial
No centro do empório, situa-se uma estrutura multifuncional para acomodar o caixa, cestinhas de compras, até seis pessoas no chai-café, além de espaços para produtos, equipamentos e estufas.Mais ao fundo, sob a escada, há um pequeno balcão de apoio ao chai-café. Essa organização permite a circulação fluida dos visitantes.